terça-feira, 24 de novembro de 2009

CÉLULA ANIMAL E CÉLULA VEGETAL

click na imagem para ampliar


ATIVIDADE

. Escolher a célula (animal ou vegetal) conforme imagem;
. Confecciona-la com massa de biscuit;
. Pode ser feita plana (pedra de cerâmica) ou esférica (numa bola de isopor por exemplo);
. As cores são à sua escolha.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

CELENTERADOS OU CNIDÁRIOS







Nome: CELENTERADO: Koilos (grego)= cavidade, oco, compartimento e
CNIDÁRIO: Knidos (grego)= urticante, que queima;
(Fig.1);
- primeiros seres a apresentar cavidade digestória;
- são animais aquáticos (a maioria marinho);
- de vida livre ou fixo;
- o corpo possui duas camadas de células (epiderme e gastroderme), intercalada por uma substância denominada mesogléia, que lhe confere aspecto gelatinoso.

- Apresenta SIMETRIA RADIAL (tem o corpo vários planos de simetria, dispostos como raios de uma circunferência) (Fig.2)

FORMA:
-PÓLIPO: possui o corpo cilíndrico e vivem geralmente fixos. Apresenta tentáculos em volta da boca que capturam pequenas presas.
-Ex: corais, hidras, anêmonas e caravelas
(Fig.3)

- MEDUSA: possui o corpo em forma de guarda-chuva, seus tentáculos se distribuem ao longo da margem do corpo. No centro fica a boca. São ativas nadadoras, usa os tentáculos para capturar peixes. Algumas são microscópicas, mas há também espécies gigantes, com mais de 2m de comprimento, que vivem em mar aberto.
-Ex: água-viva
(Fig.4)

- Não apresenta sistemas respiratório, circulatório e excretor (ocorre por difusão);

Sistema digestório: incompleto (possui uma única abertura que funciona como boca e ânus). A digestão ocorre numa cavidade central onde são lançadas enzimas digestivas. A distribuição das substâncias nutritivas se faz diretamente por canais internos nos tentáculos, também pela passagem das substâncias dissolvidas nos líquidos para as células. Restos sólidos não digeridos são expelidos pela boca. (Fig.5)

-Possui células musculares, que lhes permite fortes contrações para locomoção ou para retração do corpo. Seus movimentos são coordenados pelo sistema nervoso formado por uma rede de células nervosas internas ligadas, localizadas na epiderme.
As medusas possuem células especiais que percebem variações de luz e pequenas estruturas que lhes dão condições de equilíbrio.


REPRODUÇÃO

ASSEXUADA: Ocorre em pólipos.

-Brotamento: na parede externa do corpo surge uma gema (broto), que se desenvolve, podendo se desprender e originar um novo pólipo ou se manter unido, formando colônias.(Fig.6)-OBS: com a hidra também ocorre o fenômeno da REGENERAÇÃO.

SEXUADA

No caso das hidra, não há larva ciliada e o zigoto se desenvolve diretamente, formando um novo pólipo.
(Fig.8)

ALTERNÂNCIA DE GERAÇÃO
-Os gametas são produzidos por células especiais, as gônadas. Os espermatozóides são liberados na água do mar e fecundam os óvulos no interior dos 0vários de outro animal da mesma espécie. Cada zigoto pode formar uma microscópica larva que se locomove por cílios e se desenvolve, originando um novo indivíduo, (Fig.7)


- Não possui região de cabeça e calda, nem lado direito e esquerdo, o que lhe confere o aspecto de flor, por isso durante muito tempo foi chamado de zoófito = “animais-planta”.
Classes de celenterados

Hidrozoários: Apresentam corpo de formato pequeno e vivem em colônias. Ex: hidra e caravela.
Cifozoários: O formato do corpo é muito bem definido. Algumas espécies possuem corpo no formato de um guarda-chuva aberto. Ex: águas-vivas.
Antozoários: Possuem hábitos de vida isolados ou em colônias. O formato mais comum do corpo é de um pólipo. Algumas espécies possuem esqueleto formado por carbonato de cálcio. Ex: anêmonas-do-mar e corais.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

FILO PORÍFEROS OU ESPONGIÁRIOS



Do grego poros = "passagem", "orifício" / latim ferre = "levar" ou Spongiaria: latim ="spongia", esponja"

ESTRUTURA DO CORPO: Espongina (proteína macia) e/ou espícula (calcário ou sílica).


CARACTERÍSTICAS GERAIS
  • - exclusivamente aquáticos (preferencialmente marinhos);

  • - Seu tamanho varia de 2 mm à 2 m de comprimento;

  • - não possui tecido verdadeiro;

  • - são os únicos animais que não possui células nervosas;

  • - vivem geralmente fixos;

 DIGESTÃO: intracelular – coanócitos.
Partícula capturada no colarinho do coanócito desliza para o citoplasma e é digerida pelas enzimas lançadas de um vacúolo. Depois os nutrientes são distribuídos para outras células.

RESPIRAÇÃO E EXCREÇÃO:  Aeróbia -  Troca gases por difusão. A corrente de água entra pelos poros traz além do alimento, oxigênio dissolvido na água e leva para fora, através do ósculo, o gás carbônico e os resíduos do metabolismo.

REPRODUÇÃO: A maioria são hermafroditas (monóico), poucos possuem sexos separados (dióico).

Os poríferos podem reproduzir-se tanto assexuadamente, como sexuadamente. A reprodução assexuada nas esponjas pode ocorrer de três modos:

- regeneração - quanto menos diferenciadas forem as células de um organismo (quanto mais independentes forem as suas células), maior será a sua capacidade de regeneração. Nas esponjas, a grande capacidade de regeneração chega a ser considerada uma forma de reprodução. Aliás, é muito utilizada na cultura de esponjas de banho (Spongia).

- brotamento - formam protuberâncias no corpo do animal - os brotos. Estes se desenvolvem, podendo separar-se do corpo da esponja progenitora (formando novos indivíduos isolados) ou permanecer a ele ligados (formando uma colônia).

- gemulação - tipo especial de reprodução, típico das esponjas dulcícolas, mas também encontrado em algumas esponjas marinhas. Gêmulas são estruturas especiais de resistência contra condições desfavoráveis do meio ambiente, como seca ou frio. São formadas por um aglomerado de células especiais, recobertos por espículas protetoras. Em condições extremas, como a seca de um rio, a esponja progenitora morre e, com a volta da água, as gêmulas desenvolvem-se formando novas esponjas.