domingo, 7 de outubro de 2012

ANFÍBIOS

CARACTERÍSTICAS GERAIS
.SÃO ANIMAIS DE PELE FRIA E ÚMIDA.

.NÃO POSSUEM PÊLOS E ESCAMAS EXTERNAS.

.SÃO AQUÁTICOS OU TERRESTRES.
.POSSUEM ESQUELETO ÓSSEO. ESSE ESQUELETO E O CONJUNTO DE MÚSCULOS GARANTEM A SUSTENTAÇÃO DO CORPO E OS MOVIMENTOS.
.A MUSCULATURA DAS PATAS TRASEIRAS DOS SAPOS É POTENTE, POSSIBILITANDO SALTAREM QUANDO ESTÃO EM TERRA, DESLOCANDO-SE COM GRANDE VELOCIDADE.


.A MAIORIA APRESENTA QUATRO PATAS (EXCETO AS CÉCÍLIAS).
.AS PERERECAS POSSUEM VENTOSAS ADESIVAS NAS PONTAS DOS DEDOS, O QUE LHES PERMITE A FIXAÇÃO NOS GALHOS E NAS FOLHAS DAS ÁRVORES.
. O CORPO É COBERTO POR UMA PELE FLEXÍVEL, FINA, LISA E ÚMIDA.NÃO POSSUEM ESCAMAS (EXCETO A COBRA-CEGA). EXITEM GLÂNDULAS NA PELE QUE PRODUZEM SECREÇÕES QUE A MANTÉM UMEDECIDA E PROTEGIDA DO RESSECAMENTO.
.ALGUMAS ESPÉCIES TEM GLÂNDULAS PRODUTORAS DE VENENO QUE ATUA COMO DEFESA.
.TEMPERATURA DO CORPO: SÃO ECTOÉRMICOS (TEMPERATURA CORPORAL QUE VARIA COM A DO AMBIENTE).
.SISTEMA DIGESTÓRIO COMPLETO, COMEÇANDO COM A BOCA GERALMENTE LARGA.NO MAXILAR SUPERIOR PODEM EXISTIR PEQUENOS DENTES QUE SERVEM PARA AGARRAR A PRESA E NÃO PARA MASTIGAR.
SUA LÍNGUA É PRESA NA PARTE DA FRENTE DA BOCA.SÃO CARNÍVOROS ALIMENTANDO-SE DE LESMAS, CARACOIS, INSETOS.
. EXCREÇÃO: ABSORVEM TODA ÁGUA QUE PRECISAM ATRAVÉS DA PELE. A EXCREÇÃO É REALIZADA ATRAVÉS DOS RINS, E A SUA URINA É ABUNDANTE E BEM DILUÍDA.
. RESPIRAÇÃO: NA FASE DE LARVA, RESPIRAM POR BRÂNQUIAS, QUANDO ADULTO, RESPIRAM POR MEIO DOS PULMÕES E ATRAVÉS DA PELE.
. CIRCULAÇÃO: É FECHADA (O SANGUE CIRCULA DENTRO DE VASOS SANGUÍNEOS). O CORAÇÃO POSSUI TRÊS CAVIDADES: 2 ÁTRIOS E 1 VENTRÍCULO. A CIRCULAÇÃO É INCOMPLETA, POIS NO VENTRÍCULO, O SANGUE VENOSO MISTURA-SE AO ARTERIAL.
. REPRODUÇÃO: O ACASALAMENTO DA MAIORIA DOS ANFÍBIOS ACONTECE NA ÁGUA. O COAXAR DO MACHO FAZ PARTE DO RITUAL "PRÉ-NUPCIAL".

A FÊMEA COM O CORPO CHEIO DE ÓVULOS, É AGARRADA PELO MACHO NUM FORTE "ABRAÇO". ESSE ABRAÇO PODE DURAR DIAS, ATÉ QUE A FÊMEA LANCE OS SEUS GAMETAS NA ÁGUA. ENTÃO, O MACHO TAMBÉM LANÇA OS SEUS ESPERMATOZÓIDES, QUE FECUNDAM OS ÓVULOS, CUJO DESENVOLVIMENTO OCORRE NA ÁGUA.

O SAPO, A RÃ E AS PERERECAS REALIZAM FECUNDAÇÃO EXTERNA. TRITÃO, SALAMANDRA E A CECILIA FECUNDAÇÃO INTERNA.

. METAMORFOSE: A METAMORFOSE ENVOLVE UMA SÉRIE DE TRANSFORMAÇÕES E É UM PROCESSO BASTANTE LENTO QUE TRANSFORMA O ANFÍBIO JOVEM (GIRINO) EM ADULTO. DURANTE O PROCESSO DESAPARECEM AS BRÂNQUIAS E DESENVOLVEM-SE OS PULMÕES. E SURGEM TAMBÉM AS PATAS NO CORPO DO ANIMAL.

ORDEM DOS ANFÍBIOS

ANUROS: "SEM CAUDA". Ex: SAPOS, RÃS E PERERECAS.

URODELOS: "CAUDADOS". Ex: TRITÃO E SALAMANDRA.

ÁPODES: "SEM PÉS". Ex: CECILIA