quarta-feira, 7 de outubro de 2015

MAMÍFEROS

REINO ANIMAL
FILO: CORDADOS
CLASSE: MAMÍFEROS (Latim: Mama = mama; Feros= portador)


Vivem em Habitats bem diversificados:

A PELE: A pele é rica em queratina e recoberta por pelos (NA MAIORIA). Os pelos são estruturas exclusivas dos mamíferos e, contribui para manutenção da temperatura. 
Apenas os mamíferos possuem glândulas sudoríparas e sebáceas na pele.

TEMPERATURA CORPORAL: (gasta uma fração do seu metabolismo para produzir internamente o seu calor - animais de "sangue quente"). A temperatura permanece em torno de 37º C.

RESPIRAÇÃO: A respiração é pulmonar.

CIRCULAÇÃO: A circulação é dupla, completa e fechada. O oração possui 4 cavidades


DIGESTÃO: Apresentam sistema digestório completo. Com grande variedade de hábitos alimentares.

EXCREÇÃO: 

SENTIDOS: São bem desenvolvidos. Mas a capacidade de visão, audição, olfato, gustação e tato varia de espécie para espécie.

REPRODUÇÃO: Sexos separados. São vivíparos (o embrião se desenvolve no interior do corpo materno).


Classificação dos mamíferos

A classificação e a subdivisão dos mamíferos levam em consideração algumas características compartilhadas. O ambiente em que vivem, sendo eles aquáticos ou terrestres, e também os processos de reprodução.
Em relação à reprodução, os mamíferos são subdivididos em três grupos do reino animal: monotremados ou prototérios, marsupiais e placentários.

Marsupiais

Os marsupiais ou metatérios são vivíparos, isto é, a gestação ocorre dentro do corpo da fêmea. No entanto, existe uma diferença em relação aos placentários. O tempo de desenvolvimento no útero é bem reduzido. Após o período no útero, o filhote sai e, agarrando-se aos pelos da mãe, se instala na bolsa também chamada marsúpio. No marsúpio, o filhote começa a se alimentar pelos mamilos nas glândulas mamárias e seguem com este comportamento até estarem completamente desenvolvidos.
 São exemplos de marsupiais os cangurus australianos, os coalas, os gambás sul-americanos e os lobos da Tasmânia.

Placentário

Também chamados de eutérios, os mamíferos placentários são vivíparos. Toda a gestação acontece no interior do corpo materno e costuma durar mais tempo que a dos marsupiais ou dos monotremados. Na gestação placentária, o filhote nasce completamente formado, ainda que dependa dos pais para sobreviver.
Chama-se placentário porque é pela placenta que o filhote terá todos os nutrientes e oxigênio necessários à sobrevivência intrauterina. Além disso, a placenta também serve para produzir os hormônios e realizar as trocas de excreções entre a mãe e o filhote. São exemplos de mamíferos placentários o gato, o cachorro, os bovinos, equinos, seres humanos, entre outros.

Monotremados

Os monotremados ou prototérios são ovíparos, ou seja, a gestação do filhote acontece de maneira extracorpórea, em um ovo. O útero não é completamente desenvolvido, assim como as glândulas mamárias não possuem mamilos. Desta forma, os filhotes lambem o leite que escorre das glândulas e não sugam, como é o caso dos mamíferos placentários ou marsupiais. São exemplos de monotremados os ornitorrincos e as equidnas